Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54287

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da soldagem TIG com arame e TIG orbital autógena na união tubo-espelho de titânio para trocador de calor
Autor : SANTANA, Thiago Henrique Bezerra de
Palabras clave : Engenharia mecânica; Casco e tubo; União tubo-espelho; Fluido corrosivo; Ensaios não destrutivos
Fecha de publicación : 28-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTANA, Thiago Henrique Bezerra de. Avaliação da soldagem TIG com arame e TIG orbital autógena na união tubo-espelho de titânio para trocador de calor. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Dentro da indústria química, em várias etapas dos processos de fabricação, faz-se necessário aquecer ou resfriar um fluido, antes ou depois de alguma fase da produção. Nessas etapas são utilizados os denominados trocadores de calor. Em algumas aplicações, quando o fluido utilizado é corrosivo, são necessários cuidados especiais, para garantir uma vida útil e rentável do equipamento. Quando o fluido utilizado, além de corrosivo é letal, são indispensaveis mais cuidados no projeto, para garantir, além de uma vida útil rentável, a redução significativa na probabilidade de vazamento/fuga. Os trocadores de calor que operam com fluidos corrosivos, possuem componentes fabricados em ligas de titânio, devido a sua excelente resistência à corrosão. Alguns destes componentes de titânio são soldados utilizando o processo TIG, com duas variantes: o modo convencional (manual) ou automático (autógeno). O intuito deste estudo foi analisar o comportamento do processo e as juntas soldadas nas duas variantes do processo TIG, empregando criterios técnicos de avaliação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54287
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thiago Henrique Bezerra de Santana.pdf3,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons